Notícias

Masp inicia obra para unir prédio histórico à nova edificação: veja o projeto

A Telar Engenharia está construindo o túnel de interligação do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand à nova edificação do museu. Esta obra faz parte do projeto de expansão do MASP e está sendo realizada sob a avenida Paulista, unindo o histórico edifício Lina Bo Bardi ao novo edifício Pietro Maria Bardi, integrando os dois espaços sem alterar a estética do prédio histórico. Conforme noticiado pela CNN, “A passagem subterrânea estabelece um importante elo entre os dois edifícios ao conectar diferentes períodos da história do museu e criar um conjunto arquitetônico coeso, projetado para acolher de forma segura e fluida o trânsito de visitantes, de obras de arte, de equipamentos e de equipes técnicas”, diz uma nota do Masp.

Durante as obras, o MASP continua aberto para visitação.

Read more

Drenagem: novos volumes de chuvas mudarão a engenharia e vão demandar visão de longo prazo

Nosso CEO, Marco Botter, foi fonte na revista Exame, abordando a importância de uma análise profunda e avaliação de longo prazo considerando o impacto dos extremos climáticos na engenharia. “As obras de reconstrução da infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul são urgentes, mas não devem ser executadas sem uma profunda análise da nova realidade em que vivemos, com alto risco de eventos climáticos extremos”, afirma.

“O que vimos no Rio Grande do Sul demonstrou que precisamos mudar a concepção dos projetos de obras hidráulicas adotados até agora. Será necessária a revisão dos parâmetros de chuva e seus períodos de retorno, o que implica a necessidade de trabalho conjunto de hidrólogos e climatologistas”, destaca o CEO da Telar Engenharia.

”O empresário explica que a frequência com que as cidades têm sido atingidas por fenômenos climáticos extremos exige que a engenharia nacional reveja parâmetros tradicionais dos projetos das estruturas para drenagem e controle de enchentes. Com o aumento expressivo dos volumes pluviométricos, completa Botter, será preciso um redimensionamento das obras de engenharia.”

Read more

Telar aposta em projetos metroviários e de saneamento para crescer

Em entrevista para a BNamericas, nosso CEO, Marco Botter, comentou sobre a atuação da Telar e compartilhou os planos da empresa para os próximos anos, prevendo um crescimento anual de 10% em suas receitas, impulsionado por projetos metroviários e de saneamento no Brasil e na América Latina. ”A Telar é uma empresa fundada em 1969 e que sempre atuou no setor de infraestrutura. Estou na empresa há 45 anos, desde a minha formação. Começamos a empresa do zero com meu pai, trabalhando especificamente em obras subterrâneas, sem intervenções na superfície, sem danificar a superfície. […] Com o crescimento da empresa, passamos a executar obras convencionais de engenharia, mas sempre muito conectadas aos segmentos de saneamento, metroferroviário e energia. Temos contratos com o Metrô de São Paulo e também com a CPTM como grandes clientes. Em contratos com a iniciativa privada, também atuamos em projetos específicos, como a ligação subterrânea dos dois prédios do MASP na Avenida Paulista, em São Paulo.”.

Botter também cita sobre as oportunidades significativas no setor de saneamento com a aprovação do marco regulatório no Brasil: “Antes do marco do saneamento, eram investidos entre R$ 15 bilhões e R$ 17 bilhões em saneamento no Brasil por ano. Com o marco regulatório e as metas de cobertura universal, esses investimentos vão quintuplicar.” Além disso, a entrevista aborda a expansão internacional da empresa e a Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de São Paulo para a construção de habitações de interesse social.

Read more

Obra em drenagem passam despercebidas, mas são essenciais para prevenção de enchentes

Em notícia da Revista Grandes Construções, Marco Botter, CEO da Telar Engenharia, destaca a urgência de reavaliar os parâmetros de drenagem para prevenir enchentes: “A frequência com que nossas cidades têm sido atingidas por fenômenos climáticos extremos exige que a engenharia nacional reveja parâmetros tradicionais dos projetos das estruturas para drenagem e controle de enchentes. Com o aumento expressivo dos volumes pluviométricos, as constantes históricas precisam ser reavaliadas, assim como os períodos de retorno das chuvas para dimensionamento das obras de engenharia também exigem correção urgente!”.

Read more
Foto: Divulgação/DINO

Primeira PPP habitacional de SP firma contrato com moradores

O início das assinaturas dos contratos com os futuros residentes do Edifício Ipê (Bresser II) marca uma etapa importante na primeira Parceria Público-Privada de Habitação de São Paulo, consolidando um futuro mais promissor para muitas famílias na região da Mooca. Este projeto, fruto da parceria entre a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado e a concessionária Teen Imobiliário, contribui para a oferta de imóveis localizados em regiões estratégicas da cidade e com acesso à infraestrutura urbana.

Read more

Estado inaugura obras do Parque Linear do Canal Marinho, em Vila Velha

O Parque Linear do Canal Marinho em Vila Velha, ES, é um novo espaço desenvolvido para a SEDURB – Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado do Espírito Santo, a oferecer uma ampla área de convivência para as famílias, enriquecendo a comunidade com infraestrutura para esportes e lazer. Este projeto, executado pela Telar, integra as obras do Dique Marinho e faz parte do maior pacote de obras de macrodrenagem no município, incluindo a construção da Galeria-Dique, essencial para o escoamento eficiente para a estação de bombeamento de águas pluviais.

Read more

Megaoperação inicia concretagem dos reservatórios de Juazeiro do Norte

A Cagece iniciou, neste mês de setembro, a concretagem dos dois reservatórios que irão otimizar o abastecimento hídrico do município de Juazeiro do Norte. A obra faz parte do projeto de implantação e ampliação dos Distritos de Medição e Controle (DMC) que tem como objetivo evitar vazamentos e regular a pressão da água na região.

Read more